quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é um texto jornalistico e publicitario com conteudo ideológico?

TEXTO JORNALÍSITCO E PUBLICITÁRIO COM CONTEÚDO IDEOLÓGICO
Segundo Aurélio:*Ideologia 1. Ciência da formação de idéias; tratado das idéias em abstrato; sistema de idéias.

2. Conjunto articulado de idéias, valores, opiniões, crenças, etc. que expressam e reforçam as relações que conferem unidade a determinado grupo social (classe, partido político, seita religiosa, etc.) seja qual for o grau de consciência que disso tenha seus portadores

3. Sistema de idéias dogmáticas (ponto fundamental e indiscutível de uma doutrina) organizado como um instrumento de luta política.

4. Conjunto de idéias próprias de um grupo,de uma época, que traduzem uma situação histórica.
Portanto, acreditamos que é de uma forma bem singular, uma tentativa de modificar a maneira de ser, pensar e agir de cada indivíduo. Em alguns textos, tanto jornalísticos quanto publicitários existe uma segunda intenção, subentendida, com o intuito, com a necessidade de mudar o rumo, de desviar o leitor, induzi-lo a tomar uma rota, que às vezes é até mesmo imperceptível por ele mesmo. Isso gera uma forte influência na sociedade.
Como é relatado no livro - Psicologias, uma introdução ao estudo de psicologia de Ana M. Bahia Bock (13ªedição – 1999, pág.283)
“A propaganda ideológica trabalha com conteúdos ideacionais, com crenças que procuram alterar o campo cognitivo das pessoas.”
Isso significa, que a comunicação oferecida à sociedade, não só de forma escrita, mas falada, gesticulada, vem carregada de idéias, filosofias que mexem com o psicológico do indivíduo, levando - o a tomar uma decisão, na hora de uma eleição, por exemplo, na compra de um determinado produto que a atriz da novela estava usando, ou a apresentadora do programa da tarde que disse ser bom; induz a querer ser outra pessoa, mudando o penteado, a cor dos cabelos, usando roupas mais ousadas ou comendo produtos exacerbadamente caros.
Já os textos jornalísticos que possuem o conteúdo ideológico, não só expõe a própria opinião da linha editorial do veículo como também induzem os leitores a seguirem o mesmo raciocínio. Por exemplo: se um jornal, não gosta da forma da administração de um prefeito, ele então usará da ideologia para levar seus leitores a não gostar deste tal prefeito; como? Mostrando a parte negativa de seu mandato, ou seja, “os podres”. Caindo por terra uma questão chamada ética.
“Novelas Globais sempre estão em evidencia, além da história que envolve a trama, o que faz bastante sucesso são as roupas, acessórios e tipos de cabelo usados pelas personagens. Quase sempre surge algo que deixam as mulheres enlouquecidas para terem ou fazerem igual, as novelas que mais costumam fazer sucesso em termos de lançar moda, são novelas como “O Clone”, que trouxe a moda de acessórios de origem árabe, atualmente está em evidencia a novela “Caminho das Índias”, que está mostrando a cultura do povo indiano, com seus casamentos arranjados e seus belos figurinos, são túnicas, lenços, batas com estampas diferentes, acessórios como brinco, pulseiras e colares também estão fazendo moda. Essa moda caiu no gosto popular e as mulheres agora só querem saber de andar com estilo indiano, para isso basta dar uma saidinha por ai e olhar as vitrines de lojas populares e o melhor é que essa moda dependendo do lugar e do que for não custa tão cara.”

Um comentário:

Andre disse...

Beleza Priscila! Cuide bem de seu webfólio!